O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores ou como é mais conhecido IPVA, é um tributo que precisa ser pago anualmente por todas as pessoas que tem um veículo automotor, como, carros, motos caminhões, entre outros. Com o intuito de arrecadar tais fundos para destinar cerca de 50% do valor cobrado para o estado de origem e a outra metade vai para o município onde o veículo foi registrado.

Resultado de imagem para ipva

Valor do IPVA

O valor do IPVA tem como principal objetivo arrecadar o valor total como receita do governo e depois será feita a divisão dos valores entre os estados e municípios, com o foco de melhorar as vias públicas asfaltos, estradas entre outros, afins de dar o bem-estar aos cidadãos de todo o Brasil.

O contribuinte deverá pagar uma taxa de acordo ao veículo comprado, ou seja, se você pegar um carro mais caro consequentemente irá pagar o IPVA mais caro. Vale o mesmo para carros inferiores o quanto menor o valor do carro mais barato será o IPVA, outro requisito importante e se o veículo consume diesel ou gasolina, e o ano do seu automóvel, o quanto mais novo, mais caro ele será. Confira o seu IPVA 2019 MG.

Outro fator que influencia muito no preço do IPVA são os estados, entre os mais caros estão Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro pagando assim 4% do valor do veículo. Entre os mais baratos estão Tocantins, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo e Santa Catarina, todos com 2%.

Como consultar o IPVA

Para saber o quanto será o valor do IPVA 2019 cobrado é bastante simples:

  • Primeiramente vocês irão ter que acessar o site do DETRAN do seu estado;
  • Logo após irão clicar no link de IPVA;
  • Ao ser redirecionado para a página, vocês irão fornecer o número da placa do seu veiculo e digitar o RENAVAM;
  • Confirme os caracteres;
  • Clique em consultar.

Após isso, vocês poderão ter acesso ao valor cobrado do seu veículo e ver requisito referente ao pagamento do IPVA, podendo saber assim a respeito do parcelamento, descontos entre outros. Confira o regulamento do seu IPVA 2019 RJ.

Pagamento do IPVA

Logo após a secretaria da fazenda (SEFAZ), publicar o calendário de pagamento anual, você poderá efetuar o pagamento do IPVA basta você ir a qualquer agencia loteria, na própria sede do DETRAN da sua cidade ou fazer o pagamento online. Veja o seu IPVA 2019 SP.

Os veículos que terminam com a placa 1 tem o vencimento até o dia 11/03 porém não vai ter o mesmo desconto que se ele pagar na primeira parcela, caso ele pague no período da primeira parcela ele terá um desconto de 10% do valor cobrado, já se ele pagar na segunda parcela ele poderá garantir um desconto de 5% caso quite o valor IPVA. Vale ressaltar que cada estado tem a tabela diferente, confira a do seu estado e não perca a data de vencimento.