Se é a primeira vez que você estuda para o Educa Mais Brasil, uma boa dica é buscar cursos (presenciais, tele presenciais ou até mesmo virtuais). Estudar sozinho na primeira vez pode confundir os candidatos, pois as disciplinas, muitas vezes, se intercalam: Direito Constitucional se relaciona em alguns aspectos com Direito Administrativo, e assim por diante. Neste caso, os professores saberão apontar as relações entre as disciplinas e dessa maneira fica mais fácil estudar e aprender.

undefined

Geralmente os calouros não sabem como estudar para Educa Mais Brasil; não sabem nem por onde começar. Os professores vão fazer a introdução necessária, explicando, inclusive, termos jurídicos que nem todo mundo sabe. Por exemplo, para estudar Leis você deverá saber a diferença, no mínimo entre os termos: Capítulo, Caput, Artigo, Inciso e Alínea. Só assim você vai conseguir entender o que está sendo falado.

Comece a estudar com base no último edital. Esperar o edital sair não é boa ideia porque são somente uns 60 dias do edital até a prova. Não dá tempo de estudar quase nada nesse prazo. Os professores geralmente indicam que, na publicação do edital você já tenha estudado todo o conteúdo. O tempo pós edital será utilizado somente para revisões, ou para estudar disciplinas que não estavam inclusas no edital anterior.

Monte o seu cronograma de estudos com base no peso e dificuldade das disciplinas. Por exemplo, você deve distribuir mais horas de estudo para as disciplinas com peso 2 do que para as que tiverem peso 1. Considere também o seu conhecimento prévio no assunto. Se você nunca estudou Direito Administrativo ou Direito Constitucional, vai precisar de mais tempo para começar do zero.

A maioria dos concursos, como o Educa Mais Brasil exige Língua Portuguesa e Matemática. Se os seus conhecimentos básicos forem bons, vá direto aos itens do edital. Caso contrário é bom revisar essas matérias antes de qualquer coisa. Não dá para avançar nos estudos, principalmente os que envolvem operações matemáticas, sem ter uma boa base.

Lembre-se também de conferir todas as datas e fique atento a data da inscrição no Educa Mais Brasil e em outros concursos.