Novidades e valor do Bolsa Família 2019. Ao longo dos anos foram criados diversos programas sociais no Brasil, com o intuito de beneficiar famílias que vivem em condições precárias e que não dispõem de recursos para suas necessidades básicas, como alimentação, moradia e acesso aos estudos.

E um destes programas é o Bolsa Família, que vem ajudando famílias desde 2003 a saírem do quadro de extrema pobreza em que vivem. Este programa social foi criado no ano de 2003, e faz parte do programa Brasil Sem Miséria, que visa erradicar a fome, a pobreza e o analfabetismo do país.

undefined

O programa social Bolsa Família

O programa Bolsa Família tem o intuito de conceder um auxílio mensal para famílias de baixa renda, que se enquadram no quadro de extrema pobreza (com renda mensal de até 70 reais por pessoa), e de pobreza (com renda mensal entre 70,01 até 140 reais por pessoa); e que possuem gestantes, nutrizes, crianças, e adolescentes até seus 17 anos.

Este benefício é pago conforme as condições de cada família, que se enquadram nestas seis categorias:

• Básico;

• Variável;

• Variável vinculado ao adolescente (BVJ);

• Variável gestante (BVG);

• Variável nutriz (BVN);

• Benefício para superação da extrema pobreza (BSP).

Cadastro no Bolsa Família 2019

Este auxílio é concedido após a família realizar um cadastro junto à prefeitura de sua cidade, ou em um dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS de seu município.

Nos postos de cadastramento a família irá realizar seu Cadastro Único, que concede direitos para todos os programas sociais que o Governo Federal tem para oferecer.
Para isso é necessário que o responsável pela família compareça ao local com estes documentos:

• Documento de identificação civil para cada membro da família (RG, certidão de nascimento, CPF, dentre outros);

• Documento de identificação civil do responsável pela família;

• CPF ou Título de eleitor do responsável pela família.

Este cadastro é realizado após uma análise de todas as informações apresentadas, e após a aprovação a família recebe um cartão de saque, que pode ser usado para recebimento do valor pago do Bolsa Família 2019 nas agências da Caixa ou em casas lotéricas.

Valor da Bolsa Família 2019

Lembrando que em algumas cidades o cadastro no programa só é realizado após uma visita dos agentes credenciados da prefeitura, que fazem uma análise mais detalhada das condições em que vivem cada uma das famílias participantes do Bolsa Família, para que seja concedido o benefício ideal para cada ocasião.

Valores do Bolsa Família 2019

E serão avaliados vários critérios para que a família faça parte do programa Bolsa Família. Estes critérios levam em conta a presença de crianças, de adolescentes, de mamães em fase de amamentação, dentre outros, e podem garantir um benefício mensal que varia de R$ 70 até R$ 306, valor este que foi reajustado para este ano de 2019.

Para maiores novidades basta ligar para a Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social neste número: 0800 707 2003.