1_816

Nova Biblioteca de Jalisco

Thiago Augustus

Lot-ek é um escritório de arquitetura com bases em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e em Napoli, na Itália, e tem como grande objetivo em seu processo reutilizar objetos criados pelo homem, prologando sua vida útil e a estes acrescendo valores artísticos e econômicos. O projeto em questão é fruto de um concurso, uma biblioteca com auditório, datado de 2005 e localizado em Guadalajara, no México, contando com pouco mais de mil metros quadrados.

Com o foco de explorar objetos como matéria-prima de arquitetura o Lot-ek Studio propôs um projeto utilizando mais de 200 fuselagens dos aviões Boeing 727 e Boeing 737, estas estruturas são comuns em cemitérios de aviões, principalmente pelo fato destes tipos serem dos mais comuns e antigos no transporte aéreo. As fuselagens são empilhadas em uma orientação norte-sul, devido à exposição solar e eficiência energética.


Duas interrupções em direção ao eixo das fuselagens geram dois grandes espaços abertos. Os espaços internos das fuselagens são utilizados para conter e organizar funções que requerem espaços fechados, como coleção de livros, salas de reunião e escritórios administrativos. Enquanto isso os dois espaços abertos abrigam um grande átrio com toda a área de leitura em um lado e dois auditórios no outro.

O projeto da biblioteca para o estado de Jalisco conta também com um sistema de LCD integrado ao painel de vidro do grande átrio, este projeta as atividades da biblioteca em uma praça. A fuselagem é a única parte dos restos de um avião que não pode ser efetivamente reciclada. O custo de sua demolição excede o valor da venda do alumínio. Encontrados em cemitérios de aviões eles são vendidos a preços muito baixos e se encontram em boas condições estruturais.

Veja mais informações sobre o escritório dirigido por Ada Tolla e Giuseppe Lignano aqui, e confira sua busca por uma arquitetura baseada no upcycle.

Thiago Augustus
Não tem antepassados de origem asiática. Possui hábitos noturnos, quando não dispensa boa literatura e cinema inortodoxo. Estar próximo ao deadline faz parte de seu processo criativo, apesar de, ultimamente, lutar contra isso. Sempre acompanhado de música. Curte café, Le Corbusier e metáforas.

Ver todos os posts de .

Comente