Wang Shu 01

Made In China: Pritzker Prize 2012

Arthur Brizola

Wang Shu é laureado com o Prêmio Pritzker 2012, o jovem arquiteto de 48 anos é o primeiro chinês a conquistar o prêmio. Seu escritório o Amateur Architecture Studio, fica localizado em Hangzhou, China e mantém sociedade com sua esposa LU Wenyu. Considerado o “Nobel” da arquitetura, o Pritzker Prize foi fundado em 1979 por Jay A. Pritzker, no qual gratifica anualmente um arquiteto por sua obra.

Five Scattered Houses, Ningbo, China, Foto Lang Shuilong

Com o forte crescimento econômico, a China vem investindo em boa arquitetura, sendo hoje o país que mais gasta recursos financeiros para programas de ordem sustentável.  Deste modo a China passa a ter um arquiteto que represente suas aspirações no âmbito da arquitetura e desenvolvimento. O olhar para este prêmio vindo de um arquiteto chinês é importante, já que o país é o mais populoso do mundo e o que mais cresce economicamente, isto torna notório como a China vem vencendo seus problemas sociais e de urbanização.

Ningbo History Museum, Ningbo, China, Foto Lv Hengzhong

Ele chama seu escritório de ‘Amateur Architecture Office’, mas o trabalho é virtuoso, de um total controle dos instrumentos da arquitetura – forma, escala, material, espaço e luz, comenta Karen Stein, um dos jurados do Pritzker Prize.

Xiangshan Campus, Hangzhou, China, Foto Lu Wenyu

No trabalho de Wang Shu, nota-se a influência da arquitetura tradicional chinesa, misturando linhas ortoganais com as curvas suaves, encontradas nos telhados selados de templos e palácios. Confira a lista de jurados abaixo:

Lord Peter Palumbo, 2005-present (Chair)
Alejandro Aravena, 2009-present
Stephen Breyer, 2012-present
Yung Ho Chang, 2012-present
Zaha Hadid, 2012-present
Glenn Murcutt, 2010-present
Juhani Pallasmaa, 2009-present
Karen Stein, 2004-present
Martha Thorne, 2005-present (Executive Director)

Fonte: Pritzker Prize.

Arthur Brizola
Da capital do boné para a capital do estado, com uma passagem por Maringá. Briza é falante e articulado, faz amigos em qualquer lugar que passe e nas situações mais inusitadas. Tem orgulho de seu país e de sua origem. Dá importância ao simples, à música brasileira e ao Peixe, e, a seu ver, trocar grafite por um computador é ofensa.

Ver todos os posts de .

Comente