Le-CorbusierPitt

Filmes Com Arquitetos – Parte 02

Giovanni Medeiros

Dando continuidade a lista de filmes que tem arquitetos como personagens principais, nossa sequëncia conta com paisagistas, estudantes e mundos imaginários.

E SE FOSSE VERDADE – DAVID ABOTT / MARK RUFALLO

O primeiro arquiteto de nossa lista de hoje é o paisagista David Abott, vivido por Mark Rufallo. Na história de “E se fosse verdade”, a personagem de Reese Whiterspoon – Elizabeth Masterson, é uma ocupada médica que se envolve em um acidente de carros enquanto rumava para um encontro as escuras. Três meses  depois, David, que tenta recuperar-se da morte de sua esposa, muda-se para o apartamento que pertencia ä Elizabeth, e acaba por descobrir o espirito da mesma ainda habitando o local, em conjunto os dois tentam desvendar quem ela era, o que fazia e o que aconteceu à ela.

MINHA SUPER EX-NAMORADA -MATT SAUNDERS /LUKE WILSON e  HANNAH LEWIS / ANNA FARIS

Na comédia de 2006, Matt Saunders é um arquiteto que conhece a timida Jenny Jonhson (Uma Thurman), com quem acaba se envolvendo e iniciando um relacionamento sério, logo esta revela ao arquiteto que sua aparência frágil é apenas um disfarce para sua verdade persona, a G-Girl, uma poderosa super-hero[ina. Ao longo da história diferenças pessoas acabam por afastar os dois e  encerrar o relacionamento (ao menos para Matt). Enquanto a obsessão de Jenny pelo rapaz só aumenta, o mesmo acaba por se aproximar de sua colega de trabalho, Hannah Lewis, que já tinha uma atração secreta pelo colega. Os super poderes e ciume doentio da G-Girl por Matt acaba rendendo algumas situações constragedoras para o mesmo, como por exemplo acabar pelado em plena apresentação de projeto.

" Mas professor, eu tô três dias sem dormir..."

A ORIGEM – ARIADNE / ELLEN PAGE

Ariadne é um dos personagens da história de Inception / A Origem, o filme sobre sonhos mais realistas já feito. A estudante de arquitetura é contratada por

Dom Cobb ( Leonardo Di Caprio ) para integrar sua equipe especializada em roubar segredos dos sonhos das pessoas, com a tarefa de ser a designer dos labirintos que serão percorridos dentro dos sonhos. Na mitologia grega, Ariadne é a filha do rei Minos de Creta que auxilia Teseu a fugir do labirinto do Minotauro.

" O que?! Vai pro conselho de urbanismo?!"

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS – SLARTIBARTFAST / BILL NIGHY

No filme de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias, inspirado na homonima radio novela, série de tv e quadrilogia de livros do falecido escritor Douglas Adams, Slartibartfast é apresentado aos espectadores ao final do filme, quando Arthur Dent, o personagem central da história, conhece o canteiro de obras de Slart (para os intimos) que é um designer/construtor de mundos. Segundo o próprio Slartibartfast seu trabalho mais notório são os fiordes da Noruega, quando o planeta Terra está sendo reconstruído ele é designado para projetar a Africa, o que o deixa furioso, uma vez que ele não poderia projetar fiordes no continente sem ter que justificar com uma era glacial tal descrepância. Na história não é dito diretamente que o personagem é um arquiteto, mas fica na lista pelo empreendedorismo.

"Como assim um jardim de inverno?"

MATRIX RELOADED – THE ARCHITECT / HELMUTT BAKAITIS

O último arquiteto da lista do dia é literalmente  ”O” arquiteto. Sentado em uma pose blasé, Helmutt Bakaitis interpretou o arquiteto da Matrix, no filme Matrix Reloaded de 2003, sequëncia direta do filme Matrix de 1999. Helmutt, ator e roteirista polonës até então era pouco conhecido pelo público em geral, até a cena épica aonde Neo, personagem de Keanu Reeves, encontra a mente por trás da criação da Matrix. O dialógo entre os personagens possui uma imensa profundidade filosófica, aonde o arquiteto questiona Neo sobre sua noção de realidade, dizendo que dois anos antes de se conhecerem Neo acreditava que sua vida no mundo virtual da Matrix era real mas logo passou a conhecer o “verdadeiro mundo real” aonde as maquinas escravizavam os humanos, e jogando a dúvida de que o mundo dominado pelas maquinas poderia muito bem ser outra Matrix.

 

Não perca a conclusão da trilogia em breve.

Giovanni Medeiros
Mais conhecido pelo apelido Gjo (que se lê Dídio), é estudioso da literatura em quadrinhos, com especialização em semiótica dos super-heróis. Atualmente especializa-se em construções sustentáveis. Sua barba, um tanto intimidadora, contrasta com seu contínuo bom humor. Suas áreas de interesse vão de história a cinema, sempre com um tiquinho de carimbó.

Ver todos os posts de .

Comente você também! 3 comentários

  1. Tem How I Met Your Mother também.

    #
    Rod
  2. A Origem é o melhor, sem dúvida. Arquitetura além da imaginação.

    #
    arktetonixblog
  3. O Slart é engenheiro, a informação existe nos livros. Apesar que vejo o que ele faz mais como arquitetura…
    Boa lista, vou ver os que ainda não assisti.

    #
    Thalita

Comente