dynamic-tower-03

Arquitetura Dinâmica

Rômulo Lass

Dubai, a terra do impossível tornará outro sonho possível. O arquiteto da vez é o David Fisher, que deu vida a mais uma ideia maluca dos sheiks árabes. Um edifício rotativo que traz consigo 3 revoluções no mundo arquitetônico.

A primeira ideia é o dinamismo proposto. Cada andar pode rodar separadamente. “Arquitetura como parte do meio”, cada morador poderá ajustar o seu andar para rodar conforme o vento, o sol, a vista, ou qualquer outra necessidade própria. Isso fará com que a obra nunca terá a mesma cara, sempre em movimento, sempre mudando. Ou seja, você poderá começar e terminar o dia sem sequer olhar para o sol, ou sem perdê-lo de vista. Um projeto desenhado pelo tempo, formado pela vida.

A segunda revolução é a construção em si. “Revolução”, entre aspas, pois estamos falando de pré-fabricados. Será tudo feito na fábrica, isso já ocorre no mundo afora, mas pelo tipo de edifício e de sistema, os projetistas tiveram que quebrar mais a cabeça para adequar o pré fabricado ao projeto. Desde a estrutura central em concreto até os módulos dos andares feitos em aço, alumínio e fibra de carbono vêm prontos. Os andares chegam de caminhão e são devidamente encaixados em seus lugares, com absolutamente tudo pronto, desde as tubulações até o acabamento. Nem preciso dizer que isso diminui os custos, os riscos e a quantidade de mão de obra.

A terceira e não menos importante, quem sabe até a mais importante, é a sustentabilidade, que não poderia faltar. O edifício será entupido de receptores solares, mas o mais legal são as turbinas de energia eólica que giram entre os andares.  O sistema será suficiente pra gerar energia para o prédio todo, e quem sabe doar/vender um pouco para os vizinhos.


Clique aqui para mais informações.

Rômulo Lass
Pintor de paredes nas horas vagas, tem o desenho como um de seus maiores amores desde criança. Em sua vida profissional atuou na construção civil, projetos de arquitetura e design gráfico. Curte ska, sonha aprender saxofone e tem uma coleção de DVDs, que é o que realmente importa.

Ver todos os posts de .

Comente você também! 4 comentários

  1. revolucionário !

    #
    LUCAS ROVER
    • Só vou achar revolucionário de verdade quando for acessível. Até aí, acho que não passa de mais uma fantasia de Dubai e cia.

      Por outro lado, deve ser um tesão o detalhamento dessas instalações aí…

      #
  2. esqueci de escrever que vai rolar projetos com as mesmas tecnologias em outras cidades, como NY, Moscow, Londres….. é um delírio de Dubai que está próximo de se expandir para outras cidades. Claro que não é para prédios de bairro. Mas já é um começo. Se clicar ali onde ta em verde.. vai até o site dos karas.. lá tem os outros projetos e as outras cidades. Abraço

    #
  3. Eduardo Silka

Comente