Chanchan_01

A maior cidade de barro do mundo

Guilherme de Macedo

Chan Chan é o nome da maior cidade de barro do mundo, ela está localizada no Peru próxima a cidade de Trujillo. Há 600 anos atrás era um reino poderoso e abrigava 50 mil habitantes, hoje ela é considerada um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Uma ótima dica para os mochileiros de plantão.

Chan Chan foi a capital do Reino de Chimu, um dos mais poderosos da América do Sul, embora menos famoso que o Inca. Em 1986 a Unesco declarou esta relíquia arqueológica um patrimônio cultural da humanidade.

As ruínas que perduram até hoje foram construídas em adobe, um material preparado com barro, palha e pedregulho, ideal para a região em que se localiza a cidade, quase sem chuvas.

Chan Chan significa “Sol Sol”. Mas a erosão, provocada pela ação do tempo, colocou o sítio arqueológico em outra lista, a dos patrimônios em perigo.

 

A capital do Reino era dividida em 10  cidadelas muradas, algumas das paredes chegavam a altura de 10 metros, em cada cidadela existiam cemitérios, jardins, templos piramidais, palácios e reservatórios. Além dos muros estavam as casa mais simples destinadas ao povo. Acima a imagem mostra a divisão de uma cidadela. A cidade se extendia em até 15km² pelos solos áridos do Peru.

Maiores informações sobre a cidade de Chan Chan no http://www.peru.info/. Ingresso a 11,20 soles (R$ 7,00).

Guilherme de Macedo
Com a infância divida entre o pão da avó e as tardes de megadrive, viu no desenho uma forma pura de expressão. Divide seu tempo livre entre uma boa pelada com os amigos e o ambiente familiar. É perito na aplicação do Katagatame e na arquitetura encontrou sua verdade.

Ver todos os posts de .

Comente você também! 2 comentários

  1. Fantástico…expressões de um povo que ali viveu, ainda ecoam impregnadas na arquitetura.

    #
  2. muito top esse lugar

    #

Comente