IMG_0400

Restauração da Catedral de Curitiba

Guilherme de Macedo

A Catedral Basílica Menor de Curitiba está passando por obras de restauração, a igreja é classificada como Unidade de Interesse Especial de Preservação, segundo informações da Prefeitura de Curitiba.


Inaugurada em 1860, a Catedral passou por duas reformas: uma em 1975 e outra em 1993. Com as obras a igreja terá não só a recuperação das pinturas como também a reforma de tribunas e modernização na parte elétrica e hidráulica, o que solucionará problemas de infiltração nas paredes.

Em visita técnica, alunos do curso de arquitetura e urbanismo da UTFPR acompanharam diversas fases do processo de restauro. A arquiteta Giceli Portela, responsável pela obra, conta que na obra estão trabalhando diversos profissionais especializados em materiais isolados como vidro e madeira e também em técnicas diferentes de restauro de estátuas e pinturas.

Processo de recuperação da pintura original das paredes


Detalhes recobertos com folhas de ouro nas colunas

Técnica para visualizar as pinturas originais das paredes

F0nte: projetoBLOG

Guilherme de Macedo
Com a infância divida entre o pão da avó e as tardes de megadrive, viu no desenho uma forma pura de expressão. Divide seu tempo livre entre uma boa pelada com os amigos e o ambiente familiar. É perito na aplicação do Katagatame e na arquitetura encontrou sua verdade.

Ver todos os posts de .

Comente